quinta-feira, 21 de março de 2013

Mestrado EAD no Brasil

1. Mestrado EAD - Testemunho.

Neste blog testemunharei sobre o Mestrado EAD que desenvolvi e conclui com sucesso no ano passado. 
Fiz mestrado em Direção Estratégica em Tecnologia da Informação, no ano de 2010 e conclui em junho de 2012., através da Funiber (Fundação Universitária IberoAmericana) e com o aval da Universidade de León, espanhola.

2. Motivação do Testemunho.

A  motivação é fomentar o Stricto Sensu no Brasil através do Ensino à Distância. 

3. Receio e Realização.

3.1. Meu perfil acadêmico.

Meu nome é Marcos, conhecido como prof. Marcos (Java, Php, Sistema de Gestão etc.), moro em Salvador - Bahia, sou formado em Administração de Empresas e tenho 03 pós graduações - Lato Sensu. Tinha um desejo de obter o título de mestre mas havia  barreiras, financeira e tempo. Comecei a pesquisar pela Internet sobre o assunto e encontrei a Funiber que oferecia o Mestrado EAD e na minha área de atuação. Li também o que se falava sobre o assunto. Através da visão de vários  internautas, professores de Universidades etc. percebi que havia uma insegurança em muitos internautas e também muita falta de informação. O que dava margem para os opositores a usarem os seus preconceitos para simplesmente atacar. Todavia, percebendo o cenário, preferi passar pela experiência de um Mestrado EAD. Graças à Deus, não me arrependi. Pois, o meu objetivo foi alcançado. Agora sou professor de Faculdade com o título de mestre e estou fazendo Doutorado (ainda estou como especial) em uma Universidade aqui no Brasil.

4. Desenvolvimento do blog.

Aqui no Brasil o Stricto Sensu passa por um controle de qualidade. Mas, a pergunta é, o que é qualidade para órgãos competentes?  Quando você analisa o discurso de funcionários que estão em posição executiva de órgãos reguladores, percebi a associação do presencial com a qualidade. Mas, eles mesmos aprovam o Lato Sensu EAD. É como se o que você visse no Lato fosse de menor importância do que o Stricto. Agora que estou fazendo doutorado tenho como confirmação essa minha observação. Lógico, que quanto mais você pesquisa, estuda percebe melhor o mundo que te rodeia. No caso, do ensino para o Brasil a cultura local está atrapalhando a multiplicação de mestres e doutores (não esqueça que quantidade soa para eles como não qualidade).  Sei que como doutorando tudo que você acha tem que provar. Por isso, mais uma vez não me arrependo de ter feito o mestrado EAD. Pois, eu passei pela experiência. Foi uma ponte necessária para eu chegar no doutorado. Agora se você tem apenas graduação, eu aconselho que você primeiro faça uma pós-graduação. E aconselho mais específico, pós-graduação em Docência Superior, presencial ou EAD, pois eu não tenho pré-conceito.

Por que pós-graduação em Docência Superior  antes do Mestrado (EAD ou presencial)? 
A resposta é porque nesta pós o aluno terá uma base para o Stricto Sensu. Entenda que um mestrado ead ou presencial é para docência. Você terá melhor capacidade para dialogar com professores mestres e doutores. Perceba que a base será fundamental para o êxito no Mestrado. E como minha experiência no mestrado ead foi muito boa facilita para eu desenvolver este blog e buscar incentivar brasileiros a crescerem o quanto antes (os que se opõe a minha opinião realmente estão pensando como se o Brasil fosse igual aos outros países, o que eu quero dizer é que lá fora um mestrado ead é tão normal como uma pós lato sensu). Ou seja, um país pode desenvolver milhares ou milhões de mestres enquanto no Brasil passamos por um verdadeiro funil.

Finalmente mestrado EAD no Brasil.

Hoje, enquanto estava escrevendo este blog. Acessei um site que informava  do mestrado ead. Agora, é em Letras. Ou seja, servirá inicialmente para uma certa parcela de colegas (sou professor de faculdade).

Ache seu curso à distância. Disponível em: < http://www.acheseucurso.com.br/brasil-tera-mestrado-a-distancia-de-letras.aspx>. Acessado em: 08 de abril de 2013.

Neste post, tem focado no mestrado ead no Brasil mas poderia ser a necessidade, com urgência, de mestrados ead no Brasil. Um grande número de docentes no Brasil não tem o mestrado, enquanto em outros países o número de doutores é bem superior. Agora, se você deseja seguir este caminho que trará um crescimento rápido a sua profissão é importante usar mecanismos que trará uma normalidade do assunto para as autoridades. São as autoridades relacionadas ao ensino de pós-graduação que acontece o entrave. Ou seja, o problema é essencialmente político. O problema na sua essência não é a qualidade como eles alegam. Lembrando que fiz o mestrado ead e me sinto capaz para exercer a função. Já no doutorado presencial que estou desenvolvendo percebo várias lacunas na metodologia de ensino. Professores doutores, que são na verdade pesquisadores. Não trazem dinaminicidade às suas aulas. Eles fazem a leitura de slides de Power Point e isso praticamente a aula toda. Agora imagine, sair da sua casa, pegar um trânsito de uma hora e quarenta para o professor lê slide a aula toda. Ele poderia mandar ler antes e dialogar em sala de aula, seria muito mais produtivo. 

Mas, para consolo dos futuros mestrandos, descubrir outro site que aborda sobre o mestrado EAD. Já, no Brasil, aprovado por uma instituição pública. Disponível em: < http://www.educacaoadistancia.blog.br/tag/mestrado-ead/ >. Acessado em 19 de abril de 2013.

Esta valendo apena expôr o sucesso que foi o meu mestrado EAD. O número de visitas não para de crescer a cada dia. Muito obrigado por toda audiência. Como cidadão estou ciente que faço parte desta história aqui no Brasil. E também todos os que estão acessando e apoiando o MESTRADO EAD no Brasil.

Apoio.

A empresa que trabalho é o  Professordelphi e  decidiu investir em minha carreira na proposta do Mestrado EAD. Busquei retornar o investimento da melhor maneira possível aplicando meus conhecimentos obtidos no mestrado. Como o Professordelphi é um empresa que ensina Java, Php, Cad 2d, Jsp, Delphi, HTML5, Design Gráfico e Webdesign, ou seja, com tecnologia da informação, o meu mestrado seria muito útil.

Desenvolvimento do Blog.

Desejo continuar a desenvolver este blog através da participação dos leitores que tem dúvidas sobre o assunto. A medida que os participantes interagirem, buscarei responder. Talvez eu leve uma semana para responder mais buscarei responder. O motivo do prazo é devido eu ser professor no   Professordelphi e na faculdade.

6. Agradecimentos.

Agradeço primeiramente ao Senhor Jesus que me deu luz, força e saúde para desenvolver e concluir o mestrado. Também agradeço à minha família e a empresa Professordelphi.


www.professordelphi.com

Rua das Dálias, 516, Pituba, Salvador - Ba - Brasil.

Telefone: (+55) 71  98792-0080 WhatsApp.

Email da nuvem: marcos.professordelphi@gmail.com

33 comentários:

  1. Olá. Agradeço muito a exposição da sua experiência e gostaria de saber mais informações sobre o processo que enfrentou para a revalidação do seu diploma de mestrado. Já que conseguiu entrar em um doutorado aqui no Brasil mesmo. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Jessica. O meu diploma do mestrado não foi convalidado ainda...pois aqui no Brasil...o doutorado não precisa de mestrado...mas lá fora precisa...em compensação o meu mestrado é reconhecido automaticamente..inclusive posso até ensinar em qualquer universidade européia que faz parte do tratado de Bolonha. No blog eu escrevi que o meu objetivo maior era o doutorado. Mas, também escrevi que o meu perfil não é de funcionário público que precisa de convalidação de diploma. Pois, o funcionário público recebe aumento. Eu aconselho o mestrado EAD para quem trabalha para empresa privada e deseja dar aula para faculdade privada. Jessica, mestrado e doutorado realmente é para quem deseja ensinar ....e eu sou professor, graças à Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá marcos blz, na minha busca de uma única pessoa que tenha conseguido revalidar um mestrado Funiber (qualquer um) está difícil, e é muito estranho porque aqueles e conversei disse a mesma coisa que você: '...Não revalidei porque não sou funcionário público ou bla bla bla... '.
      Como é difícil encontrar uma pessoa que tenha conseguido... agora todas as pessoas falarem a mesma coisa, é outra coisa estranha.... mas vlw

      Excluir
    2. Marcos, td bem? estou fazendo mestrado em educação na funiber e gostaria de saber em qual instituição vc conseguiu convalidar seu diploma. Obrigada. Meu nome é Renata

      Excluir
    3. renata por favor pode me mandar seu email estou prestes a fazer matricula na funiber e queria sua opinião

      Excluir
  3. Marcos, mas equem e funcionario estadual que necessida da covalidação?? você tem alguma sugestão??/ consegui convalidar o seu?? eu tbm sou prpfessora so que na rede Estadual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma...olá. No caso de funcionário público não aconselho no presente momento.
      O problema é apenas político. A CAPES com a sua gestão, em nome de "uma qualidade", na verdade, fecha as portas para a modalidade EAD (apenas para mestrado e doutorado). Enquanto isso, nos outros países abertura é muito grande. O meu diploma lá fora é aceito de Harvard à qualquer Universidade Européia.

      Excluir
  4. Marcos, gostaria de fazer o Mestrado em Educação pela Funiber, mas, me preocupo com o reconhecimento deste diploma. Sou professora universitária em organização privada e a empresa tem cobrado mestrado de seus professores. Será que devo fazer este mestrado?














    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Célia...o meu diploma tem sido útil para reconhecimento de carreira (falo como consultor). Para a sua necessidade é importante a convalidação (falo como professor universitário).

      Excluir
  5. Bom dia Marcos.
    Gostei muito de seu artigo, parabéns! Por favor, você já conseguiu a covalidação do seu certificado?
    Muito obrigado
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não....mas já estou no Doutorado..o meu foco agora é o Doutorado

      Excluir
  6. Marcos, boa tarde!
    Você já conseguiu a convalidação de seu diploma?

    ResponderExcluir
  7. Marcos Bom dia! que DEUS continuamente abençoando seus passos!
    Parabéns pelo didático artigo, escrito com probidade,na sua opinião quando a CAPES mudará de estrategia na revalidação de mestrado já que se trata de uma questão POLÍTICA? Aguardo sua valorosa opinião!

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos,
    Parabéns pela conclusão de seu Mestrado e por seu objetivo referente ao Doutorado. Siga em frente!
    Faço o Mestrado em Comunicação pela FUNIBER. Sempre tive vontade de fazê-lo , porém como você mesmo disse , "aqui no Brasil temos que passar por um verdadeiro funil". Estou gostando muito.Outro sonho que tenho é fazer o Doutorado. Espero em Deus que eu consiga. Estou confiante.
    Cordialmente
    Áurea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Miguel o problema central aqui no Brasil para o Strictu-sensu é político....talvez com a saída do PT a coisa mude....

      Excluir
  9. Bom dia Marcos, meu nome é Ana Paula, no meu caso quero fazer o mestrado em Educação da FUNIBER para lecionar em Instituições Privadas, nesse caso você indica?

    ResponderExcluir
  10. Pergunto porque a FUNIBER garante que sim, mas já li tantos comentários sobre o assunto que confesso que estou meio perdido e na data máxima pra enviar a documentação pra eles.

    ResponderExcluir
  11. Pergunto porque a FUNIBER garante que sim, mas já li tantos comentários sobre o assunto que confesso que estou meio perdido e na data máxima pra enviar a documentação pra eles.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Marcos, meu nome é Ana Paula, no meu caso quero fazer o mestrado em Educação da FUNIBER para lecionar em Instituições Privadas, nesse caso você indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São essas dúvidas que me deixam triste.

      Excluir
    2. Olá Ana. Desculpe a demora da resposta aqui no post, mas me parece que você ligou para mim...não foi? Se não foi...vou responder aqui então... A resposta: Mestrado EAD para lecionar acadêmico precisa ser exposto antes na faculdade que você trabalha.

      Excluir
    3. Aurelio fiz um mestrado EAD e foi ótimo para eu entrar no Doutorado...

      Excluir
  13. Boa noite Marcos, a minha mãe é graduada em serviço social e pretende fazer o mestrado EAD p/ gerontologia, inclusive, pela FUNIBER. O que você acha em relação ao mercado de trabalho, ou ela pode atuar como autônoma na área?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael. Cada área tem leis, regras e às vezes bem específicas. Como sou engenheiro de software a minha resposta é: investigar no sindicado ou de outro profissional da área.

      Excluir
  14. Olá Marcos bem legal seu artigo. Mais olha ouvi na voz do Brasil ainda a duas ou três semanas atrás não me recordo bem, que essa questão da revalidação dos diplomas estrangeiros no Brasil, as universidades terão prazo determinado e de acordo com a nova lei q sera implantado. Isso conforme ouvi é por causa da burocracia, os valores e o longo tempo q essas universidades fazem para revalidação dos diplomas. Deixei de fazer duas vezes pela FUNIBER justamente por isso. Tomara q essa realidade aqui no Brasil mude, já era tempo. Bem, me tire uma dúvida, não entendi quando vc fala sobre usar o diploma em instituições privadas. Como assim tem faculdades q podem não aceitar é isso?

    ResponderExcluir
  15. Marcos, boa tarde! Parabéns pelas suas iniciativas, desde iniciar a carreira acadêmica, transpondo barreiras do preconceito EAD, das "burocracias" e outras mais, como já é de comum em nosso país, conseguir estudar. Tenho o mesmo interesse que você objetivou em dar aula. Trabalho em uma indústria Petroquímica (BRASKEM), sou formado em Graduação Tecnológica em Automação Industrial e estou fazendo uma PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO, e o meu exclusivo objetivo é de fazer o Mestrado em Engenharia Industrial na FUNIBER afim de lecionar em faculdade. Você acha que exista a possibilidade de não reconhecimento do curso, por parte de universidades privadas? Aguardo sua resposta e desejo que o SENHOR JESUS continue te usando como canal de benção para instruir a todos que vierem a você!!!

    ResponderExcluir
  16. Marcos boa tarde. Primeiramente parabéns pela iniciativa do blog pois vejo que são as dúvidas da maioria. Gostaria de saber como funciona a revalidação de diploma, você sabe? A Funiber, por exemplo, informa que esta revalidação pode ser feita tanto por instituições Públicas como Privadas, mas quais critérios? Estou querendo muito fazer um MBA com objetivo de lecionar em Ensino Superior e temo não ser aceita.
    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde Marcos,

    Parabéns pelo blog, fiz a leitura aqui e assino embaixo, acho que para conhecimento e aplicação em empresas esse tipo de mestrado é de grande valia, tenho algumas dúvidas técnicas em relação ao mestrado (também sou da área de TI e estou com planos de fazer o mestrado da área de telecom), você pode passar seu email ou whatsapp ?

    Abraço.

    Douglas Eduardo Basso
    dagbass@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, estou iniciando um mestrado na Funiber, gostaria de saber sobre a validação. Será que conseguirei? Sou funcionária pública e necessito de mestrado para melhorar o meu salário.

    ResponderExcluir
  19. No portal Carolina Bori tem mestrado que foi deferido, da Univ Europea dele Atlantico e da Iberoamericana.
    Tem uma planilha no site. Sei que um foi de uma univ no sul do país, o outro n me lembro o nome.

    ResponderExcluir
  20. Ah, ia comentar outra coisa e me esqueci.

    É triste o que fazem com a educação no país. Temos poucos doutores e mestres. O curso é muito restrito, e muito usado para politicagem.
    Vi que já é aceito a pós stricto EAD, mas em alguns casos.
    Espero que acabem logo com essa restrição. EAD é o futuro!

    ResponderExcluir